segunda-feira, 9 de maio de 2011

EDUCAR PARA A RESPONSABILIDADE!

Aquele que sabe que o fogo queima, evita-o (a menos que tenha de o combater), e quem o enfrenta -porque assim tem mesmo de ser- vai prevenido. Mas todos nós sabemos que muitos acabam por padecer.

Vem isto a propósito de quê, afinal?
A propósito de educação sexual, e do nosso papel de pais, como orientadores.

Hoje em dia é comum a mãe (agora, também o pai!!!) levar uma filha ao ginecologista e orientá-la sobre as diversas formas de evitar uma gravidez não desejada ou o contágio de doenças, com especial atenção sobre a Sida.

Eu sou mãe de duas raparigas, e é meu dever mostrar às minhas filhas as possibilidades que elas têm à mão, explicando-lhes os prós e contras de cada uma. Mas, se as quero preparar para a RESPONSABILIDADE, a verdadeira, devo adverti-las de que, mesmo devidamente preparadas, o risco permanece.

A pílula protege uma rapariga contra uma gravidez não-desejada, mas não a protege contra a sida e outras doenças sexuais. Neste caso, usamos o preservativo, mas devemos estar conscientes de que este não oferece uma protecção total. Os acidentes podem acontecer, e nem todos sucedem por um descuido nosso.

Com o fogo não se brinca, estejas tu bem protegido ou não. É isso que, acima de tudo, devemos ensinar aos nossos filhos. É preferível manter as devidas distâncias, usando-o apenas quando ele nos oferece o calor que procuramos, ou nos é realmente útil.

Esperar (e fazer esperar) não custa dinheiro, não tem quaisquer efeitos secundários e não apresenta quaisquer riscos. Conhecer os riscos é, de longe a melhor defesa. Quem os conhece bem, evita-os.

Isso, sim, é educar para a responsabilidade.

RECUSO-ME A SER BARRIGA DE ALUGUER!!!!!!!!!!!!!


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Arquivo do blogue