terça-feira, 8 de março de 2011

A GREVE DAS MULHERES!

Não sendo o telefilme de que vos falava ontem, parece contudo ser igualmente interessante, para discussão.

É que, embora eu ache que a mulher deve exigir igualdade (pelo menos ser igualmente respeitada), sou da opinião que não se pode ser igualmente pago.

Como professora, sei que os alunos são avaliados conforme o seu rendimento e a sua evolução. Não podem todos ter a mesma avaliação.

O mesmo acontece com os trabalhadores, sejam homens ou mulheres. Se, em certos casos o homem rende mais (sobretudo em trabalhos que exigem força física), e portanto serão melhor pagos, noutros será a mulher.

Depois há o caso da mulher grávida e da que fica alguns meses ou alguns anos em casa, para se ocupar do(s) filho(s). Acho que primeiro estão os filhos, e que o justo é que ela possa regressar ao trabalho, retomando o ponto em que estava. Claro que outros, os que permaneceram lá, terão avançado, e ganharão melhor.

Não deve, nestas circunstâncias, a mulher sentir-se desvalorizada nem deve ser menosprezada pelos colegas. Pelo contrário, estes devem dar-lhe todo o apoio para que ela possa também progredir. Mas tudo a seu tempo.



NÃO VOS ESQUEÇAIS:

NÃO PODE NUNCA HAVER UMA IGUALDADE ABSOLUTA, POIS QUE ELA É RELATIVA!
O QUE SE EXIGE, E DEVEMOS SEMPRE EXIGIR É QUE, INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER DIFERENÇA (QUE AS HÁ, E SEMPRE HAVERÁ), SEJAMOS IGUALMENTE RESPEITADOS!

EIS O VERDADEIRO SENTIDO DA IGUALDADE!



NO DIA DA MULHER... FALA-SE DO HOMEM!

Isto no programa "Maternelles", que costuma dar todas as manhãs no canal 5, aqui em França!

Deve ser porque também é "Mardi Gras" (seria, nesse caso, uma piada de mau gosto?!) e, ainda por cima, inauguramos também hoje a nova televisão numérica que, a meu ver, não faz diferença da anterior.

Pergunto-me como é que num programa diário resolvem falar do novo pai logo hoje, no dia dedicado à Mulher!

Dizia, a alturas tantas, uma das intervenientes que uma mulher não tem de se sentir culpada por ir trabalhar muito cedo deixando um filho de tenra idade aos cuidados de outros, nomeadamente do pai, pois -assim o garantia a entrevistada- a criança não se ressente em nada da ausência da mãe.

Ora, tendo em conta que cada mulher é diferente, e que cada uma deve ter ESCOLHA NA MATÉRIA, acho que não é muito apropriado dar conselhos que vão contra aquilo em que a maioria de nós acredita. Acreditamos que devemos dar UM lugar ao pai, mas não O NOSSO lugar!

Pelo bem dos nossos filhos que, em tenra idade, precisam de ser maternizados, sendo que a mãe é de todas as pessoas -repare-se que eu não excluo ninguém-, a MELHOR para o fazer! Salvo algumas excepções, claro...


Repare-se que mesmo as crianças que são maternizadas por outros, nomeadamente pelo pai, buscam refúgio na mãe, quando a situação ou outras pessoas lhe são estranhas e lhe causam medo.

Isto, no dizer de muitos profissionais, significa que, mesmo não sendo ela quem cuida mais da criança, é ela a principal figura de referência. Por outras palavras, o ser outra pessoa a cuidar da criança não muda em nada esta VERDADE UNIVERSAL.


Hoje, mais do que nunca, se faz necessário este dia comemorativo, para lembrar a todos e a todas que temos sempre um VOTO NA MATÉRIA, e um DIREITO DE ESCOLHA, principalmente no que se refere a NOSSA gravidez, o NOSSO parto e os primeiros anos de vida dos nossos filhos, já que somos figuras essenciais nestas etapas, e, sem dúvida alguma, a sua principal figura de referência.

Se acaso ainda há quem não entenda este princípio, fazemos como as outras, no filme que eu vi ontem à noite: uma greve!

E quando digo greve, digo uma verdadeira mobilização!

Não haveria mulher alguma (nem a maezinha, nem a chérie, nem a mulher ou a ex-mulher,...), não haveria uma sequer para dar apoio ao homem, que acha que o nosso lugar também é o dele, tal como o fazem os pássaros e os peixes. Os mamíferos não o fazem assim, mas nós, mesmo o sendo, somos à força uma excepção.

A ver se encontro esse telefilme, que vi no canal TF1.
O quanto eu me ri.

Entretanto deixo-vos aqui um pequeno relato e esta petição:

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1300


Eis um pequeno relato:

Dans la maison de la Charmeraie, Suzie exerce sa passion pour la peinture dans son atelier tandis que Franck, ancien pilote, est sur le point de signer un important contrat pour son invention de moteur électrique.

Alors que Suzie et ses amies n'ont que trois semaines pour préparer leur exposition de peinture dans l'atelier, Franck décide de le réquisitionner. Bien décidées à ne pas se laisser faire, Suzie, Cécile, Sonia et Hélène vont lancer une «grève des femmes» qui va bientôt gagner tout le village de Saint-Vernet.

RECUSO-ME A SER BARRIGA DE ALUGUER!!!!!!!!!!!!!


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Arquivo do blogue