terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A NOSSA ÂNCORA: ASSOCIAÇÃO DE APOIO A PAIS EM LUTO

Li há dias um post num blog que tenho vindo a seguir de uma mãe que perdeu o seu menino. Não sei em que circunstâncias nem em que idade, mas tudo me leva a crer que era ainda bébé.

É impressionante ver como esta mãe, que perdeu uma parte de si, se diz fortalecida na dor.

Não sei se porventura terá tido algum tipo de apoio, mas vejo-a percorrer a vida com uma força sobre-humana, que a nós se assemelha difícil de alcançar.

Admiro sem dúvida estes pais, particularmente as mães. Não desfazendo a dor de um pai, é certo que a dor de uma mãe tem sempre uma outra dimensão.

Seja como for, é importante que um ofereça o seu apoio ao outro, e que juntos prossigam da melhor forma o seu caminho, guiados por uma estrela que lhes é muito especial.





Na busca pelo assunto, eis que vim dar de novo à informação de uma associação que era já do meu conhecimento: a Associação A NOSSA ÂNCORA, uma associação de apoio a pais em luto.

Não sei se ainda continua em actividade. Se assim for, é de todo o interesse que esta associação se faça conhecida, particularmente dos pais que acabam de perder um filho, e mesmo de pais que já o perderam há alguma tempo, mas ainda não conseguem lidar com a dor (porque ainda não fizeram o luto) ou que queiram partilhar a sua experiência com outros pais.

Talvez esta mãe de que vos falei a conheça, talvez não. O seu contributo é certamente valioso.


Evidentemente, sendo, pelo que li, uma associação que conta com o voluntariado, necessita de todo o apoio que possam dar para continuar a existir. Não vi em parte alguma nenhum pedido de ajuda nesse sentido -pelo menos não no ano que decorre- nem sei mesmo como se encontra a sua situação.


Trago-vos este texto que retirei do seu site:



Há muitos dias no ano que são ocasiões muito especiais para os pais em luto. O aniversário de nascimento e da morte do seu filho ou filha, o Natal, o Dia do Pai ou Dia da Mãe, os dias de Todos os Santos e Ano Novo, aniversários onde se junta a família e tantos outros, trazem à memória saudosas recordações do passado e a perda de celebrações futuras.



"O nosso filho poderia ser ... hoje"



Escrever um poema, uma carta ou uma memória sobre o vosso filho ou filha, nestas ocasiões especiais, pode ser uma boa terapia, para a fragilidade e a vulnerabilidade em que se encontram.
Continuar a recordar não é loucura nem morbidez mas sim sentimentos que têm de vir à superfície para continuarem equilibrados, sãos de corpo e de espírito. O caminho tem de ser percorrido com dor, raiva, negação e, por fim, aceitação e as recordações fazem parte desse percurso. É chorando mas também sorrindo a essas recordações que se aprende, conscientemente, a unir o passado no presente e de projectar o presente no futuro.
Dar sentido à vida após a morte de um filho ou filha é muito difícil. Ser perseverante no querer transportar a vivência passada com eles é humano. Que as recordações não sejam um peso mas sim um orgulho muito terno de os terem conhecido e amado, amor esse que nunca será finito.
A coragem da reconciliação com a Vida, amar tudo o que se viveu, o querer da mente de continuar a absorver o que existe, a liberdade de viver o quotidiano é prosseguir amando um todo. Assim podem lembrar, chorar mas também sorrir olhando com Esperança o Amanhã.

FONTE: http://www.anossaancora.org/



[link=http://www.recados-animados.com]
[/link]

[b]Mais recados? http://www.recados-animados.com[/b]


Lê, e assina a petição:

MAIS CUIDADOS MATERNAIS, POR UM FUTURO MELHOR
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1300

Visita o blog da Kristininha:
http://kristininhanacozinha.blogspot.com

4 comentários:

  1. Quando se perde um filho perde-se TUDO...porque era para esse "tudo" que se vivia, por quem se viva...Não é fácil aceitar, nem sei mesmo se será isso possível...é impossível perceber a razão...
    Pode-se voltar a viver, ou sobreviver...
    Também faço parte dessa lista...
    O nosso filhote faleceu há 1 ano e 2 meses, tinha quase 2 aninhos..."Soubeamo-mos" de antemão que seria este o "fim", mas claro, não nos conseguimos preparar para tal!Nem acreditar em tal coisa...Até ao dia..."O DIA"!!!

    Os dias passam...a saudade aperta...a dor corrói...Mas sobrevivemos...sempre, em cada segundo, com ele bem juntinho ao coração...sempre.

    Já tinha ouvido falar dessa associação...nunca a procurei...acho que não precisei...não sei...não sei mesmo porquê! Acho que o meu sentido de egoísmo, não se quer cruzar com mais dor, com mais sofrimento, porque a dor dos outros doi-me inevitavelmente, porque por muito que não queiramos colocamo-nos sempre na pele dos outros, e doi...doi muito...

    Foi bom colocares aqui a indicação dessa associação, porque infelizmente existem muitos pais com esta tamanha perda...uma perda irreparável...e que poderão encontrar lá uma grande ajuda, um grande apoio, pelo menos desabafar com quem passou por algo semelhante, pois é quem nos compreende melhor.
    Felizmente sempre tive comigo quem me deixasse desabafar muito muito muito...Talvez daí nunca ter procurado a associação...não sei...

    Obrigada por teres deixado estas indicações muito úteis.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Kristininha, tu já tens feito o processo que eles propõem. Tens quem ouça o teu desabafo, e expressas a tua dor por outras formas, como a escrita. Ao mesmo tempo, vais fazendo o luto, tirando o positivo da tua vivência com o teu filho.

    Fazer o luto não significa esquecer, logo invariavelmente -sobretudo em datas especiais- a dor volta. Sem dúvida que é difícil.

    O que eu admiro em ti, e tu podes partilhar, é precisamente essa atitude. O teu filho continua vivo nas tuas palavras, no teu pensamento, nas tuas memórias. Não estando fisicamente, ele está na lembrança dos bons momentos.

    Como eu te disse, onde quer que o teu menino, esse anjinho, esteja, ele terá certamente muito orgulho na mãe que foste, e continuas a ser.

    Um abraço:)

    ResponderEliminar
  3. boa noite a todos ,eu sou uma mãe em luto chamo-me filomena rosinha gostava de fazer parte do vosso grupo.um abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Filomena. A minha resposta é um pouco tardiva, venho poucas vezes ao blog. Podes sempre fazer parte. Senão, criei uma pagina no facebook com o mesmo nome que este blog, penso que la sera talvez melhor

    ResponderEliminar

RECUSO-ME A SER BARRIGA DE ALUGUER!!!!!!!!!!!!!


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

Arquivo do blogue